Notícia

Pastores foram recebidos no Museu (por: Samuel Tavares)

Visita de pesquisador sobre a história da Assembleia de Deus do Paraná

Pastores foram recebidos no MHAI pelo jornalista Jaime Kaster e pelo produtor audiovisual Samuel Tavares

Publicado em 08/10/2017 Jaime Kaster - 12:14

O pastor Manassés Matos, de Curitiba, que está pesquisando a história da Assembleia de Deus no Paraná, material que em breve irá se transformar em livro, esteve em visita à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, para conhecer o projeto Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas. Este projeto, que estudará e documentará por meio de filmes e livro a trajetória das igrejas protestantes mais antigas de Ibiporã (instaladas na cidade há pelo menos 40 anos), começou a ser desenvolvido este ano pela equipe de recuperação da memória do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI).

Manassés e outro pastor da sede da Assembleia no Paraná foram recebidos no MHAI pelo jornalista Jaime Kaster e pelo produtor audiovisual Samuel Tavares. Vieram em busca de informações e fotografias que estão sendo recolhidas pela equipe junto às igrejas para a produção do Circuito das Capelas II.

Ao percorrer os municípios, Manassés tem observado quão tradicional a Assembleia é no Norte do Paraná. A igreja sede de Ibiporã, localizada na Avenida Mário de Menezes, que tem como titular o pastor José Vilande, data de 15 de agosto de 1939, sendo a terceira mais antiga do município entre as evangélicas. Antes dela só havia o templo batista da Colônia Concórdia (área rural, fundado em 1938) e a Primeira Igreja Batista de Ibiporã (de 13 de maio de 1939).