Notícia

São centenas de filmes clássicos (por: Matheus Camargo )

Doação de filmes para o Museu Histórico

Coleção foi doada pelo padre palotino Antonio Fiori, de Londrina, cuja família é de Ibiporã

Publicado em 18/07/2017 Matheus Camargo/ Jaime Kaster - 11:17

 

O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) recebeu no último mês a doação de centenas de filmes de cinema em VHS, coleção doada pelo padre palotino Antonio Fiori, que trabalha na Arquidiocese de Londrina, mas sua família é de Ibiporã.

São várias obras relacionadas à igreja, à arte, à cultura e a fatos marcantes da história mundial, muitos dos quais biografias de personagens famosos.

A coleção do cinéfilo é diversa quanto ao aspecto cultural. São 19 países representados e há algumas obras raras, como filmes produzidos no Vietnã, na Hungria e na Polônia.  

Dentre as peças estão, por exemplo  o filme alemão 'Nosferatu', de 1922; 'Tartufo', também produzido na Alemanha, de 1927; 'Anna Karenina', adaptação russa de 1914; 'Guerra e Paz', produção americana, baseada no romance clássico Guerra e Paz (1865-1869) do escritor russo León Tolstói , que narra a história da Rússia no século XIX; 'O ring', uma das primeiras obras do cineasta Alfred Hitchcock como diretor, produzida em 1927, além de outras películas.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo agradece ao doador pelo material, que foi catalogado e separado por país para tornar mais fácil a sua identificação e localização. As fitas reforçam o acervo audiovisual do MHAI, que já contava com centenas de DVDs e mais de 400 fitas magnéticas de vários formatos, que documentam espetáculos e eventos gravados ao longo do tempo de existência da Fundação Cultural de Ibiporã.

A equipe do Museu Histórico está aguardando a compra de um equipamento para iniciar o processo de digitalização deste acervo cultural.